Boas-vindas à Atualização do MSI e ao Ato 2 de Além do Florescer Espiritual! Nossa grande atualização do ARAM finalmente chegou! Agora é a hora de mergulhar com tudo na Travessia de Koeshin ou na Ponte da Carnificina e batalhar numa única rota. O Arena também está de volta nesta Atualização… por um ano inteiro! Para quem ficou triste quando o modo saiu, as arenas já estão abertas e esperando vocês. As mudanças na EXP do Passe de Batalha que compartilhamos nas últimas notas já foram implementadas, então bora cumprir as missões de Maestria e aproveitar! A maioria das mudanças de Summoner’s Rift são pequenos ajustes e uma continuação da última atualização, como fortalecimento para o Rammus (que ficou um pouco mais fraco do que o esperado), mais força em confrontos de equipe para os Kindred e pequenos ajustes em Campeões que foram alterados recentemente, como Vi, Twisted Fate e Nidalee.
Você também pode conferir as Notas de Atualização do TFT aqui!
DESTAQUES DA ATUALIZAÇÃO
Akali Florescer Espiritual, Hwei Florescer Espiritual, Karma Florescer Espiritual, Kayle Florescer Espiritual, Nidalee Florescer Espiritual, Zed Florescer Espiritual de Prestígio e Morgana Florescer Espiritual ficarão disponíveis em 25/06/2025 às 15:00 BRT.
FÉRIAS DE MEIO DE ANO DA RIOT
O ciclo dessa atualização acontecerá nas férias de meio de ano da Riot, então o Lolzinho (e toda a Riot) fará uma pausa de uma semana para recarregar, relaxar, finalizar o Passe Hall of Legends e talvez dar aquela turbinada em alguns mapas. Essa pausa acontecerá na semana de 4 de julho, fazendo a Atualização 25.13 durar três semanas, até o lançamento da Atualização 25.14 que acontecerá dia 16 de julho.
ARAM
A partir desta atualização, vamos incluir dois novos mapas na rotação do ARAM para trazer mais variedade e emoção a cada partida! Desta atualização até a 25.16, será possível jogar em um dos três mapas, cada um com um visual único e leves variações de mecânica e terreno, garantindo mais diversidade. Os mapas incluem o clássico Howling Abyss, a nova Travessia de Koeshin e, agora retornando, a adorada Ponte da Carnificina!
O mapa do jogo será escolhido de forma aleatória, e todos vão descobrir qual é assim que a tela de carregamento aparecer. Eles não mudarão de acordo com a atualização ou qualquer outra coisa. Como os mapas têm apenas pequenas diferenças de mecânica, você não precisa se preocupar em escolher o Campeão certo para cada um, já que não existe um “Campeão certo”. É só escolher o Campeão com quem você quer jogar e curtir o mapa que aparecer na sua frente!
Também vamos atualizar as trocas para algo chamado Cartas de Campeão. Cartas de Campeão ajudarão todo mundo a conseguir mais Campeões com mais consistência. No começo de cada saguão, serão oferecidas duas opções de Campeões, e a opção que não for escolhida vai para a reserva. Se você tiver sorte, pode até ter uma TERCEIRA opção de Carta de Campeão para escolher.
Para saber mais dos próprios desenvolvedores sobre essas mudanças e obter mais detalhes, confira nossa publicação sobre as mudanças no ARAM aqui!
ARENA
Caso tenha perdido o anúncio da semana passada, o Arena está de volta! E não é só isso: ele ficará disponível por 12 meses! É isso aí, vamos ter Arena durante um ano inteiro.
O Arena foi muito bem recebido da última vez, tanto enquanto estava ativo quanto depois. Quando ele foi embora, vimos pessoas procurando ativamente por ele e nos dizendo que curtiram muito essa outra maneira de jogar LoL. Ouvimos a comunidade pelo mundo todo, vimos todas as marcações nas nossas contas oficiais, e teve até uma região que lotou o PBE em que o Arena ainda estava acessível.
Então vamos cumprir nossa promessa de manter o Arena por mais tempo em caso de uma boa recepção, que foi o que aconteceu. Por ora, torcemos para que vocês curtam o retorno do Arena. Voltaremos ainda neste ano para conferir como as coisas estão indo.
MELHORIAS CHEGANDO AO PASSE DE BATALHA
Temos observado como nossos jogadores avançam pelo Passe de Batalha ao longo de cada Ato e queremos garantir que seja uma boa experiência e que o tempo investido no LoL seja respeitado. Seja jogando 4 horas por dia ou por semana, queremos recompensar todo o tempo jogado. Pensando nisso, implementaremos mudanças na obtenção de EXP do Passe de Batalha no Ato 2, quando a Atualização 25.13 ficar disponível.
EXP do Passe na Maestria de Campeão
Começando com a Maestria de Campeão, vamos mover a EXP do Passe associada ao Conjunto de Maestria para uma missão. Nesse novo sistema, será possível obter 2.500 de EXP do Passe com Campeões da sua escolha em vez daqueles oferecidos pelos Conjuntos de Maestria.
Originalmente, trouxemos os Conjuntos de Maestria para oferecer uma maneira de encontrar um ou dois novos mains com base nas recompensados personalizadas, além de receber um pouco de EXP do Passe ao longo do caminho. Agora que isso já foi implementado já faz algum tempo, temos observado a interação da comunidade com essas missões. As taxas de completude não estão alcançando nossas expectativas, nem ao menos aumentando os número de diferentes Campeões jogados, então vamos remover os Conjuntos de Maestria na Atualização 25.13. Dito isso, levaremos esse aprendizado em consideração conforme continuamos a melhorar o sistema de Maestria no futuro.
Missões de compensação
Aproveitando esse embalo, trouxemos mudanças no funcionamentos da missões semanais, assim os Passes de Batalha terão um progresso melhor e maior frequência de completude. A partir da Atualização 25.13, em vez de as missões semanais durarem 7 dias, elas durarão cerca de 21 dias. Isso significa que toda semana você receberá um conjunto de novas missões semanais e terá várias semanas para cumpri-las.
Atualmente, não temos um método de compensação de EXP de Passe para jogadores que chegam no meio do Ato, nem mesmo para quem perdeu algumas missões semanais. Com essa atualização, será possível acumular missões por algum tempo caso não consiga jogar por uma semana ou duas, então ainda será possível progredir bem no Passe de Batalha. Não será necessário fazer login nem nada especial para isso funcionar, elas ficarão na sua lista de missões ao fazer login. Na prática, funcionará assim:
Semana 1: você receberá as missões da Semana 1.
Semana 2: você receberá as missões da Semana 2 e continuará com as missões da Semana 1 que não foram cumpridas.
Semana 3: você receberá as missões da Semana 3 e continuará com as missões das Semanas 1 e 2 que não foram cumpridas.
Semana 4: você receberá as missões da Semana 4 e continuará com as missões das Semanas 2 e 3 que não foram cumpridas, enquanto as missões não cumpridas da Semana 1 expirarão.
Repetir a mesma fórmula.
Monitoraremos essas mudanças e os feedbacks de vocês para procurar oportunidades de melhorar o Passe para quem optar por obtê-lo.
MODO DE COMPATIBILIDADE COM WINDOWS
Com a Atualização 25.13, não vamos mais permitir que os jogadores executem o League of Legends ou o Teamfight Tactics no Modo de Compatibilidade do Windows. Depois de apertar o botão “Jogar” no Cliente Riot com o Modo de Compatibilidade ligado, uma notificação aparecerá oferecendo para desabilitá-lo e executar o jogo normalmente. Se for recusado, o cliente não será executado. Se for aceito, o modo será desabilitado, e o jogo executado. Isso não deve impactar os jogadores, servindo apenas para garantir que o LoL seja executado na configuração suportada.
Adicionamos uma nova categoria de denúncia: “Manipulação de Ranque”. Anteriormente, para denunciar alguém por manipulação ou perder ranque de propósito, as pessoas precisavam selecionar uma categoria de denúncia aleatória. Agora, dando sequência aos nossos esforços para melhor combater esses comportamentos, adicionamos uma nova opção para isso. Se você vir alguma conta nas suas partidas com um ranque inapropriado, denuncie usando essa nova opção. Manipulação, perder ranque de propósito e outros são coisas inaceitáveis, e falaremos mais sobre isso em breve.
A categoria de “Morte Intencional” foi renomeada para “Comportamento Prejudicial” para descrever melhor o uso devido e deixar mais claro o que deve ser denunciado.
Jogadores não receberão mais penalidades por ociosidade caso se reconectem à partida em andamento e vençam.
Para deixar as notificações mais relevantes, ajustamos o período de notificação de feedback para denúncias, deixando de ser em até 14 dias para ser em até 3 dias após a denúncia.
Fiddlesticks está sofrendo um pouco na selva, então daremos uma forcinha no escalamento com ouro para não afetar muito a eficácia do Campeão como suporte, que achamos estar aceitável.
W – Colheita Farta
Dano por segundo: 60 / 90 / 120 / 150 / 180 (+ 40% do PdH) ⇒ 60 / 90 / 120 / 150 / 180 (+ 45% do PdH)
Custo de Mana do Q reduzido. Tempo de Recarga do R reduzido.
Jogadores experientes de Gangplank estão optando por algumas estratégias envolvendo Mana (comprar um Cristal de Mana no início e depois vendê-lo), um indicativo de que o padrão de jogo dele não se sustenta no início de jogo. Vamos mexer no início de jogo dele e dar um pequeno fortalecimento no TR da ult, já que o desempenho está abaixo do esperado, mesmo entre os jogadores experientes.
Velocidade de Ataque da Passiva aumentada nos primeiros níveis.
Irelia pode ficar um pouco mais forte como lutadora, e queremos que ela se saia melhor em duelos de dano de repetição sem precisar tanto de itens para utilizar essa força. Pensando nisso, vamos deixar a Passiva mais forte no início de jogo para melhorar os embates e trocas de ataques básicos contra Campeões de ataque corpo a corpo.
Passiva – Fervor Ioniano
Velocidade de Ataque por acúmulo: 7,5% – 25% (com base no nível) ⇒ 10% – 25% (com base no nível)
Velocidade de Ataque máxima: 30% – 100% (com base no nível) ⇒ 40% – 100% (com base no nível)
[Correção de bug] A Velocidade de Ataque agora é atualizada de maneira dinâmica se ela subir de nível enquanto estiver sob o efeito.
Tempo de Recarga do R reduzido nos primeiros níveis.
Os Kindred podem ser uma escolha empolgante para a selva no MSI deste ano, e podemos fortalecê-los sem prejudicar as partidas normais. Então tentaremos fazer isso dando ênfase a jogadas coordenadas através de mais conjurações da ultimate.
R – Refúgio da Ovelha
Tempo de Recarga: 180 / 150 / 120 ⇒ 160 / 140 / 120
Escalamento do dano do Q com base no alcance aumentado.
Os últimos fortalecimentos na Nidalee não foram suficientes para deixá-la forte como gostaríamos, e pretendemos fortalecê-la na selva muito mais do que na rota superior. Achamos que a sua habilidade principal deveria ser mais ameaçadora, então vamos incentivar a fantasia de acertar aquelas lanças no alcance máximo.
Q – Arremessar Lança
Aumento de dano com base na distância percorrida: 0% – 200% ⇒ 0% – 225%
Distância necessária para a amplificação de dano: 525 ⇒ inalterada
Crescimento de Vida aumentado. Armadura/Resistência Mágica do W aumentadas.
A atualização do Rammus foi um sucesso e agora o Campeão está mais útil, mas pegamos leve na hora de deixá-lo mais forte. Queremos fortalecê-lo de novo e reintroduzir as escolhas que ele tinha em relação a qual habilidade maximizar primeiro. Também daremos a ele uma durabilidade genérica e fortaleceremos a Bola Curva Defensiva de acordo com seu nível, assim ele pode escolher ser o tatu mais tanque do jogo.
Atualmente, o Ryze está mais forte do que deveria e pode acabar dominando a rota do meio no MSI deste ano. Pensando nisso, trouxemos um pequeno enfraquecimento para o início da fase de rotas, quando os inimigos não têm muitas opções de contrajogadas.
W – Prisão de Runa
Dano: 70 / 100 / 130 / 160 / 190 (+ 70% do PdH) (+ 4% de Mana adicional) ⇒ 60 / 90 / 120 / 150 / 180 (+ 70% do PdH) (+ 4% de Mana adicional)
Os últimos fortalecimentos no Twisted Fate acabaram passando do ponto, fazendo dele um dos Campeões mais fortes na rota do meio. Estamos contentes que ele tenha voltado a brilhar, mas está dominante até demais. Pensando nisso, vamos reduzir essa força obtida duas semanas atrás em cerca de 1/3.
R – Destino
Tempo de Recarga: 160 / 130 / 100 ⇒ 170 / 140 / 110
Os últimos ajustes de nível aumentaram bastante a taxa de vitórias de Vi, alinhando o incentivo de habilidades com o que a maioria dos jogadores já estava fazendo. Agora que resolvemos isso, voltamos para tirá-la do 1º lugar da selva do MSI deste ano. A durabilidade do Escudo da Vi tem se mostrado uma das mecânicas mais voltadas para os profissionais, já que nem sempre é totalmente consumido em confrontos 1×1 (mais prováveis), diferentemente da natureza mais coletiva do cenário profissional. Nosso esperança é que a combinação dessas mudanças deixe a Vi em uma situação aproximadamente igual para jogadores normais e, ao mesmo tempo, reduza a presença dela no palco do MSI.
As últimas mudanças no Yorick foram um sucesso em trazer mais opções para o primeiro item, mas não o deixaram fraco como gostaríamos. Desta vez, continuaremos enfraquecendo suas vantagens do início de jogo para que os Campeões inimigos tenham mais margem para enfrentá-lo antes de os itens serem comprados.
Atributos base
Armadura: 39 ⇒ 36
BALANCEAMENTO NO ARAM
Fala, galerinha do ARAM! Dessa vez, trouxemos uma forcinha para Shaco e Rengar de DdA, encorajando itemizações de assassino com alguns fortalecimentos específicos. Vamos aproveitar para remover enfraquecimentos antigos em alguns Campeões e nivelar melhor a força deles. Falando em enfraquecimentos, vamos resolver algumas exceções frustrantes. Quanto à Mel, vamos preservar o dano que ela causa, mas reduzir a frequência de uso para abrir mais margem para contrajogadas.
Não deixem de dar sua opinião. Nos vemos na Ponte!
W – cura adicional com base na Vida perdida: 8 / 10 / 12 / 14 / 16% ⇒ 8 / 11 / 14 / 17 / 20% (igual a Summoner’s Rift)
Yasuo
W – Tempo de Recarga: 25 / 23 / 21 / 19 / 17 ⇒ 27 / 25 / 23 / 21 / 19
ATUALIZAÇÕES NA DUBLAGEM EM INGLÊS DE SKINS
Estamos gravando e colocando em dia as falas que estavam faltando nas skins lançadas recentemente, nas quais foi usada a dublagem base (aplica-se somente à dublagem em inglês). Vamos fazer isso retroativamente, começando com a Morgana Florescer Espiritual e a Karma Florescer Espiritual! Elas chegarão com a dublagem em inglês definitiva na Atualização 25.13. A partir de agora, nosso foco é lançar novas skins com as dublagens completas e definitivas.
ATUALIZAÇÕES NO SANTUÁRIO E NA LOJA MÍTICA
A Morgana Florescer Espiritual chegará ao Santuário na Atualização 25.13.
Também traremos as seguintes novidades para a Loja Mítica:
Finalizador de Nexus “Florescendo” – 250 EM
Emote animado da Morgana Florescer Espiritual “Na palma da mão” – 25 EM
Isso significa que Mordekaiser Sahn-Uzal. o emote animado dele e o Finalizador de Nexus “O Desafiador” deixarão o Santuário/Loja Mítica, respectivamente.
Essência Mítica do Santuário
Nesta atualização, vamos melhorar a Essência Mítica no Santuário. Em média, ele distribuirá mais Essência Mítica por Centelha Ancestral e mais Essência Mítica no geral. Para fazer isso, vamos adicionar 2 de Essências Míticas sempre que receber um ícone ou emote, melhorando os resultados de Tier B e reduzindo um pouco as chances de espólio das recompensas de Essência Mítica mais altas.
Também vamos aumentar a recompensa por cópia da recompensa de Tier S para Variantes Míticas de 100 para 130 Essências Míticas. Isso deixará as cópias do tipo mais equivalentes às recompensas por cópias da recompensa Exaltada. Esta mudança entrará em vigor na 25.13 e já será aplicada na próxima Variante Mítica.
Todas essas mudanças entrarão em vigor na tabela de chances de espólio no cliente na aba Santuário.
Algumas pessoas podem ter notado uma nova prévia de skin no cliente, a qual estamos testando com as novas skins Florescer Espiritual e Tinta Sombria. Nem todo mundo vai ver isso, já que estamos apenas testando a funcionalidade. O teste continuará por uma atualização ou duas e depois será desabilitado.
Fazemos esses testes de tempos em tempos para avaliar as melhores que estamos planejando dentro do cliente. Se os objetivos forem alcançados (o pessoal gostou? Achou útil? Fácil de achar? Com que frequência?), pode ser algo que mereça nosso investimento no futuro, caso contrário, voltamos para o planejamento.
CORREÇÕES DE BUGS E MUDANÇAS DE QUALIDADE DE VIDA
Viego voltou a ver as opções para aprimorar o item de suporte.
O W da Renata não evita mais que o crédito de abate seja concedido ao respectivo Campeão se o último golpe for dado por um mascote.
A Proeza de Guerrilha voltou a ser incrementada quando um mascote abate um Campeão com o W da Renata nele.
Viego voltou a se mover normalmente depois de usar o E do Jhin/da Caitlyn já tendo possuído o Pantheon e usado o E dele. (Específico, né? Coisas que só acontecem com o Viego!)
A Passiva do Hwei não é mais acionada no lugar incorreto em situações específicas.
A Passiva do Milio não aciona mais Eletrocutar em aliados.
O R do Azir voltou a mover tropas normalmente.
As Passivas do Zac e da Anivia deixaram de ser acionadas pela torre da fonte. A inconsistência foi corrigida e agora funciona da mesma forma que o Anjo Guardião.
O disco nas costas da Neeko disfarçada de Karma voltou a girar.
O disco da Karma voltou a girar mesmo após se reconectar.
O indicador da Passiva da Akali deixou de aparecer ao redor de personagens incorretos.
Os Espectros da Névoa da Senna não consomem mais os efeitos ao contato da Campeã.
Sylas não pode mais manter a ultimate roubada se ele montar no Arauto do Vale durante a conjuração.
Sylas não pode mais conjurar uma ultimate roubada pela segunda vez se conjurar Teleporte ao final da conjuração.
A carga do Twitch foi corrigida para a equipe inimiga quando ele monta no Arauto do Vale durante o Q.
Mel não recebe mais o crédito de abate de um colega de equipe pelo ataque fortalecido pela Passiva enquanto está sofrendo os efeitos do R da Renata.
Sylas não pode mais manter o modelo do Campeão se ele conjurar a ultimate roubada e depois Teleporte.
O segundo Q do Zilean em um mesmo alvo voltou a ter efeitos sonoros de contagem regressiva.
Ahri voltou a ser curada pela própria Passiva durante o efeito de Estase.
O R da Katarina não é mais cancelado se ela conjurar o E sem alvo fora do alcance da habilidade.
Possuir um inimigo com Quebracascos usando o Viego não concede mais Armadura e Resistência Mágica para tropas próximas de forma contínua.
Corrigimos um bug no Modo de Treino que fazia itens com acúmulo funcionar infinitamente em certas instâncias.
No Modo de Treino, não é mais possível fazer o Bastão das Eras ultrapassar 10 acúmulos.